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sábado, 16 de fevereiro de 2013

A Vez do Funcionário 2.0

A tempos que o Banco do Brasil vem implementando novas ferramentas no intuito de manter-se atualizado frente às novas tecnologias e, claro, à concorrência. Estas inovações, para serem sustentáveis, devem atingir tanto o público externo (clientes, fornecedores, parceiros, sociedade) quanto internos (funcionários, colaboradores). E está tem sido a realidade do Banco do Brasil.

A partir do projeto BB 2.0, estas transformações têm se concretizado de forma
mais efetiva com o lançamento de inúmeras novidades. Focando no público interno, destacamos algumas quem vêm fazendo toda a diferença:


Plataforma de Atendimento, que está tornando o CRM uma realidade no atendimento diário;

Notes, que permite a cada funci ter acesso ao e-mail corporativo, em detrimento ao correio pessoal SISBB;

Intranet, que foi totalmente repaginada frente aos moldes atuais de navegação, implementação de recursos de vídeo, agência de notícias com interação do público, migração de sistemas antes disponíveis apenas no SISBB, e muitos outros recursos;

Portal /funcionário, uma releitura do tradicional site do BB, porém com produtos ofertas exclusivas para funcionários e familiares, onde temos acesso à prateleira BB com as condições especiais a que temos direito (www.bb.com.br/funcionario); e muitas outras novidades.



Universidade Corporativa do Banco do Brasil - A nova UniBB

Em 2013 o Banco do Brasil deu mais um grande passo para o aprimoramento dos funcionários: o novo portal UniBB (www.unibb.com.br).
Com um layout moderno e intuitivo, com cursos sob a plataforma flash em substituição ao antigo modelo HMM, o novo portal se tornou de fato uma ferramenta de fácil manejo para aqueles que buscam o aperfeiçoamento em cursos à distância.

Home Page UniBB

O primeiro acesso requer acesso ao e-mail funcional, pois é nele que você recebe sua chave provisória para navegar no portal. Registro feito, hora de aproveitar as ofertas de profissionalização disponíveis em vários âmbitos de conhecimento, como comunicação, gestão de Pessoas, etc.




Algumas ferramentas ainda estão em aprimoramento no site, mas nada que leve o funci a postegar o acesso ao novo portal. Atualmente, estão disponíveis cerca de 170 cursos e mais de 300 arquivos na biblioteca. E ao contrário do PAF (assunto do próximo parágrafo), não há limitação por pontos para se realizar os treinamentos, basto o mesmo ser da categoria online apenas.


PAF: Programa de Aprimoramento dos Funcionários

Com o mesmo princípio do portal UNIBB, o PAF (https://pafbb.websiteseguro.com) é também um portal de treinamento do Banco. Da mesma maneira, necessita-se do e-mail corporativo para se conseguir o primeiro acesso ao site e então desfrutar dos cursos.

Página de Acesso ao PAF: conteúdo interessante, mas acessos ainda não simplificados

No PAF, a impressão que se tem são de treinamentos mais completos, o que talvez justifique a complexidade para se cadastrar nos mesmos. Aqui, após o cadastro no site, é necessário que se faça uma prévia inscrição no SISBB para que então se disponibilize um curso online. Há também um sistema de monetização para realização dos mesmos, levando o funcionário a escolher a dedos o desejado. Cada curso tem o seu valor em pontos, sendo necessário ter o saldo suficiente para a devida inscrição. O saldo de pontos é renovado anualmente, não sendo cumulativos.
Esta plataforma substitui o antigo molde do PAF, onde uma verba anul era destinada ao funcionário para aquisição de livros, despesas com internet, etc; primando por uma política de compartilhamento. Assim como a UniBB, o site vem sendo implementado com novos cursos e materiais.


Balanço Geral

Apesar de ainda ser novidade, o paradigma é ver uma plataforma moderna como o PAF recorrer ao SISBB, aplicativo DOS em desuso, como complementação do portal (no caso, inscrição dos curso).

Uma melhora que pode ser implementada nos portais UniBB e PAF é o acesso aos mesmos. O login deveria ser unificados, mesmo sendo diferentes plataformas, de diferentes empresas. Tal facilidade simplificaria muito a vida do usuário, colaborando assim com sucesso dos projetos.

E tem ainda mais coisa por vir. O portal pessoas (pessoas.bb.com.br) também está chegando para simplificar a gestão de RH no BB. Apesar de estar no ar, as ferramentas ainda estão em implementação, inviabilizando qualquer tipo de informação (ao menos até sexta-feira, 15/02).

Com tantas novidades implementadas em tão pouco tempo, podemos afirmar que o BB entrou definitivamente na era 2.0 da WEB. Com isso, todos ganhamos. Veja bem:

O Funcionário, que tem a possibilidade de se profissionalizar diariamente, de forma voluntária, em casa, ou no trabalho, dentro de seu interesse;
O Banco, que passa a ter um staff cada vez mais qualificado, resultando em ganhos operacionais e negociais;
O Cliente e a sociedade em geral, que tem um atendimento mais eficaz, eficiente e humano, ficando ainda mais satisfeita com um banco BOMPRATODOS.



Por Mateus de Paula

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